Saúde e desenvolvimento dos pés das crianças

O pé humano é uma obra-prima biológica. É complexo, contendo muitos ossos, ligamentos e tendões. Você sabia que os problemas nos pés estão entre as coisas mais comuns que nos causam dor e desconforto? É por isso que os sapatos certos — e o ajuste correto do sapato — são tão importantes para pés saudáveis.

Estudos realizados no Reino Unido mostram que pelo menos 3/4 da população experimenta problemas nos pés de algum grau de gravidade em algum momento de suas vidas; portanto, é fácil ver por que manter os pés de seus filhos saudáveis por toda a vida é tão importante.

sapato infantil

É importante sempre escolher sapatos estáveis, bem ajustados e com largura apropriada, feitos de couro ou lona. Os sapatos também devem ter solas com a quantidade certa de flexibilidade (mas apenas na planta do pé), com bastante amortecimento e espaço para os dedos dos pés.


Desenvolvimento do pé infantil

Um pé adulto totalmente formado tem 26 ossos, 19 músculos e ordena 100 ligamentos, que levam até 18 anos para se desenvolver.

Os pés dos bebês precisam de proteção e apoio mesmo antes de começarem a andar — assim como em cada estágio de seu desenvolvimento, pois seus pés têm necessidades diferentes à medida que crescem.


Bebês recém nascidos

Os pés dos bebês são diferentes dos nossos. Eles ainda não têm ossos, apenas cartilagem mole, e não há arco visível. A cartilagem é simplesmente cercada por uma almofada carnuda e pode ser facilmente moldada na forma errada se for contraída. Mesmo meias apertadas podem danificar o pé nessa idade.

Você pode ter visto muitos sapatos de bebê fofos, mas só use em momentos especiais, nessa fase o melhor ainda é estar descalço. Quando usar lembre-se que devem ser de couro molinho e com sola de couro macia.

Você notará alguns desenvolvimentos muito rápidos nesta fase. Seu filho ficará forte o suficiente para sustentar a própria cabeça e aprenderá a rolar e sentar-se sozinho. Eles estão se preparando para começar a se movimentar.


Engatinhando

Quando os bebês começam a engatinhar e se arrastar, e se levantam, você está em um novo estágio de desenvolvimento. Eles vão segurar suas mãos, móveis e qualquer outra coisa que encontrarem.

Os pés das crianças ainda são extremamente delicados, por isso vale a pena protegê-los contra cortes e arranhões, ou mesmo contusões de pisos duros, embora descalço ainda seja melhor sempre que possível.

Lembre-se também que, nesta idade, as terminações nervosas nos pés dos bebês quase não se desenvolveram e, como seu filho pode não ser capaz de dizer que seus pés estão doloridos ou esmagados, eles precisarão de calçados com muito espaço para crescer.


Primeiros passos

Quando os bebês estão andando dentro e fora de casa sem ajuda durante a maior parte do dia, seus pés precisam de mais apoio e proteção. Eles agora estão prontos para seus primeiros sapatos de caminhada.

sapatilha infantil

Nessa idade, os pés das crianças podem crescer muito rapidamente, então você deve planejar verificar o ajuste dos sapatos a cada seis a oito semanas.


Infantil e pré-escolar

Nesta fase, seu filho está muito mais confiante, andando de forma independente e passando muito tempo em pé.

Seu filho crescerá rápido e sairá mais por aí agora, envolvido em todos os tipos de atividades. Mas os ossos dos pés ainda estão se formando, então o calçado corretamente ajustado ainda é muito importante.

Você pode precisar (e querer!) sapatos para diferentes ocasiões, mas lembre-se de colocá-los corretamente também. Seus pés estão crescendo rapidamente, então não compre simplesmente o mesmo tamanho do último par.

Sandálias são uma ótima alternativa para o clima mais quente, permitindo que o ar fresco circule em torno dos pés do seu filho.

Quando seu filho estiver nessa fase, você deve medir o pezinho dele a cada dois ou três meses para ver se eles cresceram.


Escola

Antes que você perceba, é hora da escola. A última coisa com que seu filho precisa se preocupar é com sapatos escolares desconfortáveis, porque eles os usarão dia após dia, por até oito horas por dia.

Quanto mais velhas as crianças ficam, mais conscientes do estilo elas se tornam, mas hoje em dia você não precisa sacrificar a moda pelo conforto.

Quando seu filho estiver em idade escolar, você deve verificar o tamanho dos pés a cada três ou quatro meses.

www.petitpapillon.com.br
Follow
4.7 Star App Store Review!
Cpl.dev***uke
The Communities are great you rarely see anyone get in to an argument :)
king***ing
Love Love LOVE
Download

Select Collections